Orar Honestamente: A Chave para uma Relação Íntima com Deus

Orar Honestamente: A Chave para uma Relação Íntima com Deus

A oração é uma das formas mais importantes de nos comunicarmos com Deus. É através da oração que expressamos nossa adoração, gratidão, confiança, arrependimento e súplica a Ele. É também através da oração que ouvimos Sua voz, recebemos Sua orientação, experimentamos Sua presença e somos transformados por Seu poder.

Mas como devemos orar? Qual é a atitude correta que devemos ter diante de Deus? Como podemos ter certeza de que nossas orações são agradáveis a Ele e eficazes para nós?

A resposta é simples, mas desafiadora: devemos orar honestamente. Devemos ser completamente sinceros e transparentes com Deus quando oramos. Devemos revelar a Ele tudo o que está em nosso coração e mente, sem omitir, esconder ou maquiar nada.

Por que devemos orar honestamente?

Há pelo menos três razões pelas quais devemos orar honestamente:

Primeiro, porque Deus já sabe tudo sobre nós. Ele é o nosso Criador e conhece cada detalhe de nossa vida. Ele sabe o que pensamos, sentimos, desejamos, fazemos e sofremos. Ele sabe o que há de bom e de ruim em nós. Ele sabe o que nos alegra e o que nos entristece. Ele sabe o que nos motiva e o que nos impede. Ele sabe o que nos ajuda e o que nos atrapalha. Ele sabe o que nos cura e o que nos fere. Ele sabe o que nos aproxima e o que nos afasta Dele. Nada escapa ao Seu olhar. Nada surpreende Sua sabedoria. Nada muda Seu amor.

Segundo, porque Deus nos ama incondicionalmente. Ele não nos ama por causa do que fazemos ou deixamos de fazer. Ele não nos ama por causa do que temos ou não temos. Ele não nos ama por causa do que somos ou não somos. Ele nos ama por causa de quem Ele é. Ele nos ama porque Ele é amor. Ele nos ama porque Ele é fiel. Ele nos ama porque Ele é gracioso. Ele nos ama porque Ele é misericordioso. Ele nos ama porque Ele é bom. Ele nos ama porque Ele é Deus.

Terceiro, porque Deus quer nos abençoar abundantemente. Ele não quer nos deixar como estamos. Ele quer nos levar aonde Ele quer que estejamos. Ele não quer nos dar o que merecemos. Ele quer nos dar o que Ele tem para nós. Ele não quer nos punir pelos nossos pecados. Ele quer nos perdoar e nos libertar deles. Ele não quer nos afastar de Sua presença. Ele quer nos aproximar e nos encher de Sua glória. Ele não quer nos limitar a esta vida. Ele quer nos preparar para a vida eterna.

Como devemos orar honestamente?

Para orar honestamente, devemos seguir o exemplo do salmista que escreveu o Salmo 139. Neste salmo, ele reconhece a onisciência, a onipresença e a onipotência de Deus. Ele admite que Deus sabe tudo sobre ele, que Deus está em todo lugar com ele e que Deus pode fazer tudo por ele. Ele também expressa sua admiração, sua confiança, sua devoção e sua submissão a Deus. Ele louva a Deus por Sua obra maravilhosa em sua vida, ele confia em Deus por Sua proteção e direção, ele se entrega a Deus por Sua vontade e propósito, e ele se humilha diante de Deus por Sua santidade e justiça.

No final do salmo, ele faz uma oração que todos nós devemos fazer:
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. (Salmo 139.23-24)
Esta é uma oração de honestidade, de humildade, de arrependimento e de obediência. É uma oração que reconhece que Deus é maior do que nós, que Ele sabe mais do que nós, que Ele quer mais do que nós e que Ele pode mais do que nós. É uma oração que pede a Deus que examine o nosso coração e a nossa mente, que revele a nós o que há de errado e de certo em nós, que nos perdoe pelo que fizemos de mal e nos fortaleça para fazer o que é bom, que nos conduza pelo caminho que Ele tem para nós e que nos leve à vida que Ele nos prometeu.

Quais são os benefícios de orar honestamente?

Quando oramos honestamente, experimentamos vários benefícios em nossa relação com Deus e em nossa vida pessoal. Alguns desses benefícios são:
  • Paz: Quando oramos honestamente, sentimos uma paz que excede todo o entendimento. Uma paz que vem de saber que Deus nos conhece, nos ama e nos abençoa. Uma paz que vem de entregar a Deus todas as nossas preocupações, ansiedades e medos. Uma paz que vem de confiar em Deus para todas as nossas necessidades, desafios e oportunidades. Uma paz que vem de descansar em Deus para o nosso presente, o nosso futuro e a nossa eternidade.
  • Alegria: Quando oramos honestamente, experimentamos uma alegria que é indescritível e gloriosa. Uma alegria que vem de louvar a Deus por tudo o que Ele é e por tudo o que Ele faz. Uma alegria que vem de agradecer a Deus por tudo o que Ele nos dá e por tudo o que Ele nos tira. Uma alegria que vem de celebrar a Deus por tudo o que Ele realiza e por tudo o que Ele planeja. Uma alegria que vem de adorar a Deus por tudo o que Ele merece e por tudo o que Ele deseja.
  • Liberdade: Quando oramos honestamente, desfrutamos de uma liberdade que é verdadeira e plena. Uma liberdade que vem de confessar a Deus os nossos pecados e receber o Seu perdão. Uma liberdade que vem de renunciar ao nosso ego e receber a Sua graça. Uma liberdade que vem de abandonar o nosso passado e receber o Seu novo começo. Uma liberdade que vem de seguir o Seu Espírito e receber o Seu fruto.
  • Crescimento: Quando oramos honestamente, vivenciamos um crescimento que é contínuo e progressivo. Um crescimento que vem de aprender com Deus a Sua Palavra e a Sua vontade. Um crescimento que vem de obedecer a Deus os Seus mandamentos e os Seus propósitos. Um crescimento que vem de imitar a Deus o Seu caráter e as Suas obras. Um crescimento que vem de refletir a Deus a Sua imagem e a Sua glória.

Conclusão

Orar honestamente é a chave para uma relação íntima com Deus. É a forma de nos aproximarmos Dele e de nos abrirmos para Ele. É a forma de nos entregarmos a Ele e de nos submetermos a Ele. É a forma de nos relacionarmos com Ele e de nos transformarmos por Ele.

Orar honestamente é o que Deus espera de nós e o que Deus recompensa em nós. É o que Deus se agrada em nós e o que Deus opera em nós. É o que Deus honra em nós e o que Deus usa em nós.

Orar honestamente é o que nos faz felizes e o que nos faz santos. É o que nos faz amigos e o que nos faz filhos de Deus.

Portanto, não deixe de orar honestamente. Não tenha medo de ser sincero com Deus. Não tenha vergonha de ser transparente com Deus. Não tenha receio de ser vulnerável com Deus.

Ele já sabe tudo sobre você. Ele já ama você como você é. Ele já quer abençoar você além do que você imagina.

Orar honestamente é o melhor que você pode fazer por você mesmo e por Deus.